CONCEITOS

1. NÍVEL TÉCNICO

O Nível técnico e artístico dos alunos destacam-se onde quer que se apresentem.

Recentemente, dançando em festival italiano, Rieti, amealharam os primeiros lugares. Ainda em 2013, na cidade de Nova York, foram conquistadas bolsas de estudo para a Escola Nacional do Canadá e para a Alemanha.

Hoje, alunos preparados na Escola Vera Bublitz, integram grandes companhias de dança, nacionais e internacionais.

2. PRODUÇÃO - Grandes Balés do Repertório Clássico Universal

Montar Balés de Repertório requer um grande esforço. Além de bailarinos qualificados, criar a atmosfera de época, contar a história com produção afinada, figurinos, cenários, adereços, significa um real investimento.

Nos finais de cada ano, o Ballet Vera Bublitz premia seus alunos, familiares e público em geral, com uma produção deste porte.

Os Balés de Repertório são obras que fazem parte da programação de todos os grandes Teatros do mundo e os estudantes, do Ballet Vera Bublitz, vivem estas ricas experiências.

3. INTERCÂMBIOS - Internacionais e Nacionais

Ao colocar no mesmo palco, principais bailarinos do mundo, ao lado dos alunos da Escola, em espetáculos locais, o Ballet Vera Bublitz comprova qualidade, abrIndo novos horizontes para seus discípulos.

Foi o caso de Fernando Bujones em 1988 dançando Coppélia; Johan Renval, dançando La Fille Mal Gardée; Peter Boal, em Apollo (com Carla Körbes, hoje 1ª bailarina nos Estados Unidos), entre tantos outros.

Outro fato enriquecedor é a renovação constante de professores que visitam a Escola, ministrando aulas. O Ballet Vera Bublitz tem recebido artistas e educadores da Rússia, Austrália, França, Dinamarca, Estados Unidos, Cuba, Colômbia, Argentina e do centro do Brasil. Em 2012 o professor convidado foi Leonid Sychev, da Rússia.

O intercâmbio constante, com grandes centros culturais, onde os alunos participam de aulas, concursos e apresentações, propicia uma visão real ao estudante, nivelando-o aos grandes centros, desenvolvendo um trabalho de excelência.

4. MUSICAIS – Outras opções culturais

Criadas pela Professora Vera Bublitz, estas três ratazanas gigantes, Sr. Ratão, Bolota e Serafina são personagens que enriquecem o ambiente cultural da Escola. Suas falas, gestos, cantos e danças encantam a todos.

Jazz, Hip Hop, Canto, Teatro, Sapateado, Ballet e até Artes Circenses, são técnicas utilizadas na montagem dos festejados Musicais.

Apresentados em Teatros locais e na própria Escola, desde 2004, destacam-se: O Planeta Azul (2006), O Planeta dos Sonhos (2007), O Casamento do Sr. Ratão (2010) e a A Volta ao Mundo de Bolota e amigas (2011).

5. PROGRAMAÇÃO ANUAL

A programação anual da Escola Vera Bublitz, além de contemplar o aluno com aulas estudadas e preparadas para cada nível, é permeada por outras situações que colorem o dia a dia, permitindo a visita de amigos, familiares com comemorações em datas especiais.

O ano letivo inicia assim:

  • Março– Festa do Coelho da Páscoa;
  • Abril – Comemoração ao Dia Internacional da Dança
  • Maio – Festa das famílias – Aula especial, homenagem às mãe;
  • Julho – WORKSHOP – apresentação no Teatro de Bolso;
  • Agosto – Festa das famílias – Aula especial, homenagem aos pais;
  • Outubro – Festa das Crianças – com convite aos amiguinhos;
  • Dezembro – Grande Encerramento com espetáculo em Teatro local.
  • 6. FILOSOFIA – Escola de Formação

    O Ballet Vera Bublitz é uma Escola de Formação. Possui metodologia própria, baseada na escola russa de Agrippina Vaganova, adaptada pela professora Carlla Bublitz para crianças e jovens brasileiros.

    O Ballet Vera Bublitz recebe a todos aqueles que desejam estudar ou praticar a arte da dança, oportunizando o desenvolvimento, de formas e maneiras de agir próprias de cada ser humano, aproveitando todo seu potencial criador e reflexivo, com disciplina, respeito e igualdade de tratamento. Esta filosofia de trabalho traduz a legitimidade da Escola e seu reconhecimento de público e de crítica.

    Muitos dos alunos do Ballet Vera Bublitz, dando continuidade ao trabalho artístico, exercem atualmente a profissão de coreógrafos, bailarinos e professores de balé, no Brasil e exterior. Outros, com sucesso, exercem as mais diversas profissões.

    A Escola de Ballet Vera Bublitz, conectada com o mundo competitivo e fundamentada em preceitos humanístico-filosóficos, tem por finalidade contribuir na formação de seus alunos preparando-os para superar desafios pessoais e profissionais. Sedimentando uma cultura artística, acadêmica, busca ser uma organização moderna e inovadora, reconhecida por influir positivamente na formação de cidadãos e cidadãs fortalecendo atitudes humanísticas, críticas, éticas e políticas, atendendo as exigências da sociedade em constantes mudanças.

    EXPERIMENTE OUTRAS TÉCNICAS - Para todas as idades

    As sedes das Escolas Vera Bublitz, abrigam cursos, de técnicas variadas que integram o universo da dança, oferecendo aos interessados, outras alternativas: BARRE-TERRE, JAZZ CONTEMPORÂNEO, JAZZ BROADWAY, HIP HOP, SAPATEADO AMERICANO E TEATRO INFANTIL.

    METODOLOGIA

    Sensibilização, Educação e Aperfeiçoamento.

    Educação

    A educação em dança contribui para o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. Solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais, valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. Com metodologia própria o aprendizado na Escola de Ballet Vera Bublitz está estabelecido da seguinte forma:.

    Etapa de Construção/ Sensibilização.

    Esta etapa, desenvolvida pela professora Vera Bublitz, requereu atenção especial por tratar-se de crianças de tenra idade.

    Etapa Fundamental, Etapa de Aprofundamento e Etapa de Aperfeiçoamento.

    Para estas etapas, a professora Carlla Bublitz, ampara-se na técnica russa de Agrippina Vaganova, e cria metodologia cujos conteúdos didático-pedagógicos estejam adequados às necessidades das crianças e jovens brasileiros, considerando os costumes e a cultura do país, destinando-se a meninos e meninas.

    Testimonial

    DIREÇÃO ARTÍSTICA

    Responsáveis pelo treinamento global dos bailarinos e concepções artísticas da escola, nossas diretoras trazem em si uma história rica de amor a arte e um trajeto repleto de belíssimas realizações.

    Vera Bublitz.

    Começou seus estudos de ballet clássico aos 6 anos na escola de Albertina Saikovska Ganzo, em Florianópolis, permanecendo até os 16 anos. Em 1964 fundou a Escola de Ballet Vera Bublitz na Cidade de Cruz Alta, RS. Cursou em 1973, no Teatro Cólon em Buenos Aires, Metodologia da Dança Clássica. Em 1978 participou de aulas no Andahazy Ballet Company, em Mineápolis, USA. Cursou, como assistente, aulas na School of American Ballet, em New York, com David Howard. Em 1979 transferiu-se para Porto Alegre, onde mantém 2 escolas de ballet, trazendo para participar de espetáculos ou ministrar aulas, bailarinos internacionais da Argentina, Colômbia, Cuba, França, Rússia, Dinamarca e Estados Unidos.

    Carlla Bublitz.

    Com sua voiture, a la Penélope Charmosa, a querida professora Carlla é reconhecida e respeitada como grande mestra. Porém, mais que isso, é sua imensa dedicação e incansável persistência que admira e a torna um grande exemplo de vida. A excelência em Dança e na Educação tão discutidas e perseguidas no ensino atual, encontram em Carlla um porto seguro. Estudiosa, faz parte de seu currículo a formação acadêmica na França, e uma vivência diária em sala de aula. NY-USA, Suécia, Argentina, fizeram parte de sua formação. Atendendo um a um, frequentemente é solicitada por alunos e pais que com ela dividem seus sonhos, frustrações e conquistas. Convidada, quando pode, aceita constantes convites, compartilhando seus conhecimentos, mundo afora!

    IMPRENSA

    Acompanhe os momentos que marcaram a história de nossa escola.

    Zero Hora 2009

    • Os clássicos da Família Bublitz
    • Na comemoração, uma das mais tradicionais escolas de balé clássica do Estado vai reunir os dois talentos do Palco da Reitoria da UFRGS, às 18h30.

    Vera Bublitz conquista Prêmio Joaquim José Felizardo 2009

    • Vera Bublitz recebeu o Prêmio Joaquim José Felizardo, da Secretaria Municipal da Cultura, no dia 14 de janeiro de 2009, às 20h30min, no Teatro Renascença do Centro Municipal de Cultura.

    CORREIO DO POVO

    • Prêmio para a cultura
    • A Secretaria Municipal da Cultura divulgou os agraciados com o Prêmio Joaquim Felizardo, que, em sua terceira edição, homenageia artistas, intelectuais, mídia e patrocinadores...

    Contando os dias para o próximo evento?

    Cinderela BVB dia 23 de agosto, 2017.

    Ingressos a venda a partir de 10 de Junho.

    Saiba Mais!